Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

1 mês só a treinar

Já cá não vinha postar nada deste a minha participação na última prova, se bem que em modo de treino na Fim da Europa.

Ora este mês de Fevereiro só tenho prova marcada no último dia (e depois outra logo no dia seguinte) mas já lá vamos, pelo que foi altura de carregar mais no volume de treinos e ir tirando ilações quanto à evolução (ou não) que tem sido feita. Por isso este post vai falar um pouco sobre os treinos que fiz durante estas 3 semanas de Fevereiro como preparação para as próximas provas.

1ª semana
Semana de ligeiro aumento de volume

Segunda: Manhã - 45' lentos para 10.2 km; Tarde - 50' lentos para 11.7 km
Terça: 12 x 400 para ritmo de 3:05, total de 10.9 km
Quarta: 50' lentos para 11.2 km
Quinta: 8 x 1000 para 3:25, total de 14.8 km
Sexta: Manhã: 45' lentos para 10.3 km; Tarde: 40' médios para 9.9 km
Sábado: 60' lentos para 14.1 km
Domingo: 40' médios para 10 km e 10 rampas de 100 metros no final.

Tive um dos melhores treinos de séries de 1000 este ano. Depois de no dia anterior ter subido as 630 escadas do Bom Jesus, em Braga, para chegar ao hotel com as tralhas todas às costas e no dia da séries ter feito uns 8 km a pé para chegar à pista (e ainda acartar as tralhas) fiquei bastante surpreendido por ter consigo fazer os ritmos pretendidos sem forçar em demasia. Algo me diz que o facto de quase não haver vento na pista ajuda, e bastante, à festa.

A semana acabou com uns bons 108 km de treino.

2ª semana
Mais aumento de volume e trabalho de velocidade na séries

Segunda: Manhã - 50' lentos para 11.7 km; Tarde - 55' lentos para 12.8 km
Terça: (3x3) x 400 para ritmo de 2:50, total de 9.6 km
Quarta: Manhã: 50' lentos para 11.4 km; Tarde - 50' médios para 11.9 km
Quinta: 55' lentos para 12.2 km
Sexta: 8 x 800 para 3:20, total de 13 km
Sábado: 70' lentos para 15.6 km
Domingo: 45' médios para 10.5 km e 10 rampas de 100 metros no final.

As séries de terça foram o pânico por vários motivos. O vento não deu tréguas a sessão toda; medi mal a distância e estava a fazer mais metros que o previsto pelo que tive de andar mais rápido para chegar no tempo previsto; no final já não sabia se me estava a doer os braços, as pernas ou o peito. Foi mesmo para sofrer este dia.

Total da semana com 113.4 km

3ª semana
Carregar nos km e um bocado na velocidade.

Segunda: Manhã - 60' lentos para 13.5 km; Tarde - 60' lentos para 13.6 km
Terça: Manhã: 60' lentos para 13.4 km; Tarde - 50' a médios para 12.2 km
Quarta: Manhã: 14 x 300 para ritmo de 3:00, total de 10.4 km
Quinta: 60' lentos para 13.3 km
Sexta: 5 x 1000 para ritmo de 3:15, total
Sábado: 75' lentos para 17.4 km
Domingo: 50' médios para 12.6 e 10 rampas de 100 metros no final.

Total da semana com 123.9 km

O treino de segunda à tarde foi um terror devido à quantidade de subidas no percurso que fiz acompanhado pelo meu pupilo, João Jorge. A culpa é minha que o deixei escolher o percurso à vontade :) Aqui ficam os registos desse treino: Garmin e Strava.

A agora é mais uma semana a meter kms nas pernas e ver o que vai sair no próximo fim de semana. Esta semana tenho massagem marcada para aliviar um pouco as pernas e dar aqui uns toques nas zonas mais problemáticas.

No sábado será o Campeonato Universitário de Pista Coberta, onde vou competir nos 3000 m. Tendo em conta a malta que lá costuma andar vai ser bom porque decerteza que vou ter sempre alguém à frente a meter ritmo. Se tenho pernas para aguentar esse ritmo por mais do que uma volta é que é outra história :)
No domingo tenho o corta-mato do meu clube que dá início ao troféu Sintra a Correr. Aqui não tenho grandes expectativas, é dar o máximo sabendo que deverei vir todo roto da prova dos 3000 metros, mas não será nada por aí além de certeza.

Este mês estreei ainda os meus novos ténis LunarGlide 6 da Nike (penso que já vou no 7º par deste modelo), pois os anteriores já estão perto dos 1000 km de treino. Pelos vistos vou ter de mandar vir uns não tarde muito, pois estes já ultrapassaram a marca dos 250 km... Corrida a quanto obrigado :)

E pronto por hoje é tudo que isto vai longo e não é sobre nenhuma corrida em particular.

Bons treinos e melhores corridas!

6 comentários:

  1. Estás com um volume de treinos brutal! Muito bom mesmo João!

    Força

    ResponderEliminar
  2. Carrega! Como já te disse quero ver o resultado desse treino todo em prova!

    Um abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos como isto corre no fim de semana.

      Tenho andado com uma moinha a chatear-me a cabeça!

      Abraço

      Eliminar
  3. Alta competição é outra coisa :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta aí meter as aspas Jorge: "alta"! Ahah

      Grande abraço

      Eliminar