Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Fim da Europa + 20 km de Cascais

Chegou tarde mas veio!

Com uma semana de atraso aí vem o resumo da minha participação no Grande Prémio Fim da Europa e aproveito e faço já a descrição dos 20 km de Cascais.

A corrida do Fim da Europa é provavelmente a minha prova favorita em Portugal pelo tipo de percurso e pela envolvente da mesma.

Depois de um aquecimento manhoso feito fui para a partida à espera do início. Partida dada e toca a subir serra acima. Não foi uma 1ª subida famosa, apesar de nos últimos tempos de ter andado a sentir bem as pernas não estavam a querer responder neste dia. É bem possível que a festança que houve no dia anterior com direito a pouco descanso possa ter condicionado alguma coisa.

Com base na resposta que estava a sentir, decidi "ouvir" as pernas e ir ao ritmo que elas me permitiam mas a tentar forçar. Se nas subidas não foi muito famoso, as transições para o plano correram melhor do que o esperado, algo que não é muito comum.
Subida inicial (Foto de AMMagazine)
A pior parte da prova foi, sem dúvida, a última subida antes de descer em direção ao Cabo da Roca. Penso que a diferença entre correr ou andar naquela zona era inexistente para mim naquela altura.

Depois de terminada a subida foi altura de dar corda aos sapatos e descer o mais rápido possível. Ainda deu para passar 2 atletas na descida antes de terminar a prova em 1:07:25 baixando cerca de 1 minuto em relação ao meu melhor tempo nesta prova e terminando como 13º sénior.
A meio da prova (Foto de AMMagazine)
Comparando os tempos, verifiquei que a melhoria de tempo foi toda feita na subida, uma vez que na descida fiz os mesmos parciais em cada km (mais segundo menos segundo). Considerando as coisas no global até que nem foi uma prova má.

Após a prova andei literalmente 4 dias com um andar novo, muito à custa da descida final da mesma. Ainda assim, fisicamente senti-me muito melhor em termos de andamento indicando que possivelmente cometi um erro de planificação para esta prova.

E com tudo isto, chegou domingo e os 20 km de Cascais, onde o objectivo era rolar à vontade para ritmo de 4:00.

Partida dada e seguimos em direção ao Guincho com imenso vento de frente. Nesta parte ainda dei várias vezes a malta que aproveitava a minha passagem para tentar colar em grupos mais à frente com menos vento contra.

Com ritmo certinho aos 10 km (40:50 de passagem por causa de um 1º km mais lento por ter arrancado lá de trás, sabia que depois da viragem iria ser mais tranquilo porque íamos ter o vento a favor. Assim foi. Após a viragem foi deixar as pernas irem à vontade e ajudar alguma malta que ia perdendo um pouco de ritmo.
Já perto da meta (Foto de Luís Clara Duarte)
No final um tempo de 1:20:12 dentro daquilo que estava previsto e planeado para este domingo.

E pronto agora é continuar a treinar para ver o que vem aí daqui por umas semanas.

Até à próxima, bons treinos e melhores corridas!