Com uma semana de atraso aí vem o resumo da minha participação no Grande Prémio Fim da Europa e aproveito e faço já a descrição dos 20 km de Cascais.
A corrida do Fim da Europa é provavelmente a minha prova favorita em Portugal pelo tipo de percurso e pela envolvente da mesma.
Depois de um aquecimento manhoso feito fui para a partida à espera do início. Partida dada e toca a subir serra acima. Não foi uma 1ª subida famosa, apesar de nos últimos tempos de ter andado a sentir bem as pernas não estavam a querer responder neste dia. É bem possível que a festança que houve no dia anterior com direito a pouco descanso possa ter condicionado alguma coisa.
Com base na resposta que estava a sentir, decidi "ouvir" as pernas e ir ao ritmo que elas me permitiam mas a tentar forçar. Se nas subidas não foi muito famoso, as transições para o plano correram melhor do que o esperado, algo que não é muito comum.
Subida inicial (Foto de AMMagazine) |
Depois de terminada a subida foi altura de dar corda aos sapatos e descer o mais rápido possível. Ainda deu para passar 2 atletas na descida antes de terminar a prova em 1:07:25 baixando cerca de 1 minuto em relação ao meu melhor tempo nesta prova e terminando como 13º sénior.
A meio da prova (Foto de AMMagazine) |
Após a prova andei literalmente 4 dias com um andar novo, muito à custa da descida final da mesma. Ainda assim, fisicamente senti-me muito melhor em termos de andamento indicando que possivelmente cometi um erro de planificação para esta prova.
E com tudo isto, chegou domingo e os 20 km de Cascais, onde o objectivo era rolar à vontade para ritmo de 4:00.
Partida dada e seguimos em direção ao Guincho com imenso vento de frente. Nesta parte ainda dei várias vezes a malta que aproveitava a minha passagem para tentar colar em grupos mais à frente com menos vento contra.
Com ritmo certinho aos 10 km (40:50 de passagem por causa de um 1º km mais lento por ter arrancado lá de trás, sabia que depois da viragem iria ser mais tranquilo porque íamos ter o vento a favor. Assim foi. Após a viragem foi deixar as pernas irem à vontade e ajudar alguma malta que ia perdendo um pouco de ritmo.
Já perto da meta (Foto de Luís Clara Duarte) |
E pronto agora é continuar a treinar para ver o que vem aí daqui por umas semanas.
Até à próxima, bons treinos e melhores corridas!
Parabéns pelas duas óptimas provas!
ResponderEliminarUm abraço
Obrigado João!
EliminarAbraço
Grande maquina como de costume!
ResponderEliminarUm abraço.
Muito obrigado Jorge!
EliminarCom tempo isto vai lá.
Abraço.
Primo João, e ando eu a querer fazer 2h na meia maratona. Ver esses tempos dá-me motivação mas ao mesmo tempo... ui ui.
ResponderEliminarPelo que tenho visto vais fazer sem problemas João ;)
EliminarGrande João, gostei de ter ver no final do Fim da Europa! A ver se voltas em força!
ResponderEliminarUm grande abraço
Obrigado Vitor!
EliminarIgualmente! É dar tempo para isto carburar como deve de ser.
Abraço