sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Harvest Half - Marcador de ritmo para 2 horas

A primeira prova da época (ainda que muito a brincar) foi uma meia maratona realizada no passado domingo. Esta tinha a particularidade de me terem convidado para marcar ritmo de modo a terminar a prova em 2 horas.
Para mim seria um treino longo a um ritmo que não estou habituado e que sabia que para poder acabar a prova no tempo pretendido teria de estar sempre a olhar para o relogio de modo a controlar o ritmo.
O dia começou bastante chuvoso e foi assim que sai de casa para fazer 40 minutos de bicicleta (como parte do treino) até ao local da prova. Cheguei com cerca de 5 minutos de antecedia, com tempo para guardar as minhas coisas e para colocar o adereço que mostrava ao que vinha.
Aí vai o pace bunny
Com o decorrer da prova e com o ritmo controlado acabei por ter apenas 2 pessoas sempre ao meu lado. Algumas ou iam sempre um pouco a frente e quando eu as apanhava fugiam outra vez ou outras vinham sempre atrás.
Os meus companheiros de corrida
Por volta dos 18 km já me estava a sentir muito pesado devido ao facto de este tipo de passada não me ser nada natural dai que só desejasse que a meta chegasse o mais rápido possível. Na verdade até podia chegar bastava apenas eu deixar-me ir a vontade, mas como tive sempre aqueles 2 companheiros decidi não os deixar sozinhos.

A cerca de 1.5 km da meta o homem que vinha comigo teve problemas musculares e acabou por ficar para trás, ficando apenas comigo a atleta feminina. Depois de fazer algumas contas rápidas de cabeça disse-lhe que era possível que tivéssemos de fazer cerca de 100 metros a um ritmo mais rápido para chegar abaixo das 2 horas ao qual ela me respondeu que já estava a passar mal e para eu ir sozinho de modo a cumprir o tempo pedido.aí

Aí disse-lhe que já que tinha vindo com ela o tempo todo não era agora que me ia embora e la fui eu a fazer de reboque até cerca de 300 metros da meta onde depois de ver o tempo que faltava lhe disse que dava para chegarmos antes das 2 horas. Aproveitou então para na recta da meta fazer um pequeno sprint de modo a ficar claramente abaixo das 2 horas enquanto que eu mantive o meu ritmo tranquilo.
A terminar a prova
No final acabei com um tempo de 1:59:56 e sem fazer aldrabices do tipo andar até à meta :) O que foi bom pois foi aquilo que me foi pedido.

Depois de 10 minutos de confraternização com alguma atletas que tinham participado na ENDURrun e ter reabastecido energias com 2 bagels meti-me novamente a caminho para mais 40 minutos de bicicleta até chegar a casa onde acabei por fazer os alongamentos e descansar um pouco.

E pronto, foi isto. Foi giro, mas da próxima não me aventuro a fazer ritmos tão baixos.

Até à próxima e continuação de bons treinos e boas corridas :)

João 

8 comentários:

  1. Fazer de marcador de ritmo é um trabalho muito meritório e nada fácil mas que tu cumpriste na perfeição. mas realmente o ideal é ser feito num andamento que seja confortável para o atleta que vai com essa missão: muito abaixo do ritmo normal a que se treina é complicado como foi o teu caso!
    E adorei o adereço que a organização arranjou para ti! hi hi hi
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Jorge.

      Não pensei que fosse tão difícil, mas lá teve de ser.

      Da próxima negoceio um ritmo que me dê mais jeito ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Parabens; tarefa dificil correr LENTO para ti!!!! MESMO MUITO certinho (1h59"56)! Mas o melhor foram as "ORELHINAS"

    ResponderEliminar
  3. Bolas 2 horas é muita fruta, eu acho que a meio o meu corpo só deveria querer parar!

    Era uma experiência que gostava de ter! Tu cumpriste-a na perfeição!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Vitor!

      É verdade, foi um bocado duro mas valeu muito pela experiência.

      Abraço

      Eliminar