domingo, 25 de setembro de 2016

Movie Madness Half Marathon

Vem tarde mas sempre chega.

No passado dia sábado dia 10 foi dia de fazer a minha primeira prova da temporada: uma meia maratona. Com cerca de 1 mês de treinos em cima muito à base de corrida contínua sem grandes maluquices em termos de ritmos nos treinos queria ver como estavam as pernas para este esforço mais longo.

Primeiro a aventura começou em como chegar à prova. Agora na cidade onde estou nos Estados Unidos é tudo feito para as pessoas andarem de carro, por isso transportes públicos esqueçam. Um percurso de 15 km iria demora cerca de 2 horas e meia a fazer e com cerca de 5 km a pé… A minha sorte foi que o meu colega de casa me decidiu dar boleia.

Depois de um aquecimento ligeiro fui para a linha de partida. Não havia muita gente na prova e os meus objetivos passavam fazer a prova para ritmo de 4:00 até aos 15 km e depois logo se via. Partida dada e ao fim de 200 metros estou na frente da prova no encalço da bicicleta que vai marcado o caminho. Os primeiros 5 km correram dentro do previsto, passagem quase certinha com 20:00, o problema vinha a seguir. Assim que acabam este primeiro segmento onde temos muitas árvores a proteger vamos uma zona totalmente descoberta e aí veio o vento. E que senhor vento! Os próximos cerca de 6 km eram numa zona por cima de uma barragem e aí o vento era de tal forma intenso que quando dei por mim estava a andar meio de lado num esforço brutal para manter um ritmo próximo dos 4:20/4:30. Com tudo isto a passagem ao 10 km já vinha com um pouco mais de 1 minuto de atrasado. No entanto, continuava na frente da corrida e depois de regresso à zona protegida (o percurso era constituído por 2 volta idênticas) foi ver a diferença de andamento e esforço: assim que deixou de haver vento foi rolar fácil para o ritmo pretendido.

Daí para a frente não houve mais grande história, foi sofrer nos longos quilómetros por cima da barragem e esperar por chegar à meta.

No final o tempo ficou longe daquilo que tinha sido previsto, mas foi o suficiente para vencer a prova por larga vantagem! E isso já não é mau :)



Agora para a semana vou fazer novamente um teste semelhante onde já espero ter companhia para puxar um bocado pelo corpo, pois os treinos têm andado a sair bem.


Até à próxima, bons treinos e melhores corridas!

6 comentários:

  1. Grande campeão e grande prova! Vais para os APLAUSOS lá no UK que tu bem mereces!

    ResponderEliminar
  2. Excelente, praticamente um treino e com uma vitória! Excelente para a moral 😛

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom sempre é uma medalha para a coleção ahah

      Abraço

      Eliminar
  3. Muitos parabéns ao grande vencedor!

    Um abraço e boa continuação

    ResponderEliminar