Num dia que começou naturalmente frio apanhei boleia de uma portuguesa que vive perto de mim (Natalie) e lá fomos para a prova em amena cavaqueira na nossa língua materna.
Depois de um aquecimento e de fazer alguns exercícios de técnica de corrida fui para a linha de partida onde iriam ter início as cerimónias que marcavam este dia. Após ter sido cantado o hino e de um responsável pela organização ter feito um pequeno discurso sobre o significado daquele dia estava tudo pronto para começar mais uma prova.
Tal como habitualmente havia 2 provas distintas a decorrer em simultâneo: 5 e 8 km. Os percursos eram semelhantes até ao quilómetro 3.5 e depois cada prova seguia em caminhos diferentes. No percurso dos 8 km (aquele que eu fiz) tínhamos cerca de 6 a 6.5 km em alcatrão num percurso não muito sinuoso e cerca de 1.5 km em corta-mato.
Nesta prova além dos habituais atletas de pelotão havia 2 estrelas que se decidiram juntar à festa: 2 atletas olímpicos pelo Canadá (um homem e uma mulher). Só por aí já se sabia como iria acabar a corrida e a questão era ver quem perdia menos tempo para eles :)
Imediatamente antes de se dar o tiro de partida calhou de passar um comboio de mercadorias exactamente onde a prova ia passar. Então lá estivemos cerca de 3 minutos a olhar para um comboio que nunca mais acabava à espera que tivessemos o caminho desimpedido.
Assim que foi dado o tiro de partida os atletas mais rápidos dos 5 km foram para a frente. A minha estratégia para este dia passava por fazer um treino a um ritmo forte do início ao fim pelo que tentei sempre meter o pé no acelerador.
Após o 1º km tinha comigo outros 3 atletas, sendo que 2 deles já eram meus conhecidos - o Nick que veio sempre comigo na Oktoberfest e a Erin que nessa prova também se aguentou até cerca dos 8 km. Como o meu objectivo era tentar forçar o andamento o mais que podia após o 1º km fui para a frente do grupo e à entrada para o 2º km tentei dar um puxão para ver se eles conseguiam seguir comigo ou não. Como não descolaram lá fomos todos por ali fora.
Já a liderar o grupo onde me encontrava. |
Aos 3.3 km houve a separação das corridas e foi aí que se começou a fazer uma das parte do corta-mato. A chuva que caiu na noite anterior tornou o chão muito instável e foi uma luta para não cair ou tropeçar nessa zona. O resultado foi que o ritmo baixou um pouco e ainda consegui pontapear-me uns quantas vezes por perdas momentâneas de equilíbrio.
Após sairmos dessa secção ainda continuávamos todos juntos comigo a liderar o grupo.
Após cerca de metade da prova concluída. |
Altura do ataque perto dos 6 km. |
No último km, sem saber se tinha alguém perto de mim ou não, nova mudança de ritmo para manter-me fiel ao plano traçado para este dia. A meta estava à vista e desta vez não me ia deixar ser ultrapassado no final!
Uff! Mais uma prova de preparação bem sucedida. |
Em termos de classificação acabei por ficar em 4º da geral e em 1º do escalão, o que deu direito a mais uma medalha para juntar à colecção canadiana :)
Naturalmente que a prova foi ganha pelos atletas olímpicos sendo que em masculinos tirou 4 minutos ao recorde da prova e em femininos 3 minutos. Outros andamentos portanto!
Mais uma medalha e esta é daquelas bem engraçadas! |
Esta semana começa nova fase dos treinos com introdução de treinos intervalados e de rampas. Em princípio farei mais 2 provas aqui antes de regressar a Portugal, sendo que numa delas pretendo usá-la como verdadeiro teste à minha forma após cerca 3 meses de treinos.
Até lá deverei fazer um post sobre os treinos ao frio que vou fazendo aqui, pois as temperaturas negativas já se sentem e penso que será giro escrever sobre isso.
Até lá, bons treinos e melhores corridas.
João
Parabéns papa medalhas! Mais uma para a colecção! Estou curioso sobre correr ao frio... Por aqui ainda não são negativas mas vão ser portanto vou ver se aprendo algo...
ResponderEliminarObrigado Sílvio.
EliminarQuando começar a apertar mais vou fazer esse post. Entretanto já comecei a preparar a roupa que vou precisar para quando chegar esse tempo. O ano passado em Dezembro houve dias com -35/-40 ºC
Abraço.
Parabéns por mais uma!
ResponderEliminarUm abraço e força para mais :)
Obrigado João! :)
EliminarGrande abraço.
Excelente João, mais uma uma vez estás de parabéns! Oxalá nos possamos encontrar quando vieres para Portugal para um bom treino :)
ResponderEliminarUm abraço
Obrigado Vitor!
EliminarFica combinado! Imagino que vás fazer uma das São Silvestre logo pode ser uma boa preparação para isso ;)
Abraço
Parabéns campeão mais uma excelente prestação!
ResponderEliminarAquele abraço.
Muito obrigado Jorge!
EliminarGrande abraço.
CAda vez MELHOR!!! FORÇA FORÇA VENCEDOR
ResponderEliminarGRANDE ABRAÇO
Victor Gonçalves
Obrigado pelo apoio Victor! :)
EliminarAbraço
Muitos parabéns João! Venha lá o artigo sobre o frio dai (frio a sério comparado com o nosso)
ResponderEliminarAbraço
Obrigado Sérgio!
EliminarJá estou a preparar o artigo ;)
Um abraço.
Parabéns! Pela prova e pela superação ao frio... Brrrrrrrrrr
ResponderEliminarObrigado! :)
EliminarWow nice result. Congrats on a terrific race (in the cold).
ResponderEliminarThank you Robin! :)
EliminarHope everything is okay with with you.
Cheers.