Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

São Silvestre dos Olivais - Para fechar bem o ano

Depois de regressar aos treinos na última semana e meia e ainda a fazer fisioterapia para debelar completamente o problema no pé fui fazer uma prova de preparação na São Silvestre dos Olivais pela 1ª vez.
Não encontrei uma única foto minha, por isso aqui vai disto.
Depois de apanhar boleia com o meu novo treinador, Carlos, e com um amigo dele (Deolindo) lá fomos nós levantar os dorsais. Estávamos com a ideia que a prova seria às 21:30, daí termos estranho que às 20:30 já quase não houvesse ninguém ao pé de nós. Foi dar uma corrida até ao carro, vestir, meter o dorsal e fazer um aquecimento muito manhoso e colocar-me na partida. Nesta altura parecia que os meus pés se tinham transformado em pedra tal o frio que sentia. Ninguém diria que andei a treinar com temperaturas bastante negativas em Novembro e parte de Dezembro...

Não ia com grandes objectivos para esta prova, apenas queria ver como o meu pé respondia a andamentos mais rápidos e tendo em conta que toda a minha preparação feita no Canadá era à base de muito percurso plano ao contrário desta prova (muita subida mesmo) queria ver se não quebrava muito depois dos 6 km. A oportunidade de queimar uma pequena parte das muitas calorias ingeridas nas últimas semana era também um bom incentivo :)

Depois de uma saída atribulada - já não estava habituado ao magote de gente que vai para a frente da corrida e depois vai a passo... - com medo de tropeçar em alguém lá me colei a um grupo que encontrou espaço para ir furando pelo meio das pessoas.

Após as primeiras centenas de metros a descer surgiu a primeira subidinha. Cerca de 1 km a subir ali pela zona a que se seguiu nova descida com alguns planos e pequenas subidas. Um pouco antes dos 5 km começa novamente a subir e aí sim é que foram elas.

Nesta altura já não tinham ninguém ao pé de mim e tive de fazer a subida quase sempre sozinho (ainda apanhei 2 atletas que acabaram por ficar para trás). Aqui é que foram elas. Os cerca de 3 (!) km sempre a subir gradualmente deram imenso trabalho. Apesar de não ter perdido muitos metros para atletas que estavam à minha frente também não ganhei. Não foi terrível vá.

Depois de terminada esta longa subida eram cerca de 1.5 km a carregar a descer até à meta. Ora com a minha excelente técnica a descer conseguir perder cerca de 50 metros em menos de 1 minuto para um atleta que acabou a subida ao meu lado. Péssimo isto, apesar de já ter sido muito pior...

Neste último segmento ainda consegui perder mais 2 lugares, pois quando chegou o plano para atingir a meta ainda me aproximei mas a distância era suficiente para não os conseguir ultrapassar.

Acabei a prova de cerca de 9 km com o tempo de 32:29, o que até é melhor do que eu estava à espera antes do início da corrida. Em termos classificativos deu para ficar em 19º do meu escalão e em 51º da geral. Mais detalhes da prova estão no Garmin e no Strava.

E agora ficam alguns dados estatísticos sobre este ano de 2014:

- 292 treinos em 308 dias sem problemas físicos
- 22 provas
- 22.48 km de subidas
- 237 horas e 50 minutos a correr
- 3163 km de corrida

Parece-me bem. Para o ano é trabalhar para continuar a melhorar :)

Votos de um excelente 2015 com bons treinos e melhores provas!

12 comentários:

  1. Parabéns João. A S.S. dos Olivais não costuma ser das mais fáceis mas, pelo que ouvi, este ano alteraram o percurso, por isso não sei bem por onde andaram. Gosto muito desta prova, foi a primeira que fiz. :)
    Bom ano e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Menina :)

      Realmente não estava à espera que tivesse tanta subida... E disseram-me que cortaram umas rampas mais complicadas este ano. Mesmo assim foi uma experiência gira mas continuo a preferir a S. S. da Amadora.

      Bom ano!

      Eliminar
  2. Parabéns João pela prova e, tal como respondi ao teu comentário, foi uma pena não nos termos conhecido (vergonha de quê?!?) pois teria sido para mim um prazer e uma honra conhecer pessoalmente alguém que aprendi a admirar pelos teus grandes feitos!
    Estás por cá agora ou é só de passagem?

    Eh eh, achei piada a essa de teres sentido frio depois de teres feito treinos que... brrr! :)

    Um abraço e um excelente 2015!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!

      Como estavas lá com mais pessoas não achei muito bem ir intrometer-me assim do nada... Mas da próxima vez vou lá então, fica prometido ;)

      Estou cá agora (a namorada e a família agradecem eheh).

      Realmente não sei o que se passa com o frio, isto para mim devia ser quase Verão :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Parabéns João e votos de um excelente 2015 para ti e para os teus.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos!

      Votos de um grande 2015 aí para casa ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Congrats! Great race on home turf. All the best for 2015.

    ResponderEliminar
  5. Isso agora já deve estar melhor, domingo é para deixar o corpo maltratado :D

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do treino de hoje quero é sopas e descanso ahah

      Amanhã já é recuperação para ver se vamos buscar uma taça ;)

      Abraço

      Eliminar