Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

II Corta-Mato de Rio de Mouro

E siga, mais um corta-mato! Depois da tareia que foi o campeonato nacional de corta-mato curto no domingo foi dia de fazer o II Corta-Mato de Rio de Mouro.

Não sabia bem o que esperar desta prova pois não tinha feito a primeiro edição. Sabia que era uma prova com duas voltas de 3.5 km cada e com subidas dignas de provas de montanha.

Depois de ter sido obrigado a trocar o treino de séries de sexta para sábado sabia que não estaria nada fresco, mas como era uma prova de preparação era para ver o que isto ia dar.

Assim que comecei aquecer senti as pernas bastante presas do treino do dia anterior. Tinha sido bem duro. Acho que nunca tinha passado tão mal durante um treino de séries. Então nas últimas 3 repetições já não sabia bem o que andava a fazer no meio da pista.

Depois de ter feito o aquecimento dirigi-me para a linha de partida pois a prova iria começar às 11:45 e estava um belo dia de calor.

Sabendo que o mais provável era que me faltassem novamente as pernas em algum momento da prova decidi arriscar e seguir no grupo da frente pois nestas prova o nível já não é tão forte como nos nacionais.

Siga para mais uma prova (Foto de Armindo Santos)
Depois de uns 1.5 km com curvas e contra-curvas apertas e em terreno bastante acidentado foi altura de começar a subir. E senhora subida! A primeira que aparece deixa apenas espaço para um pessoa passar, quem quiser passar tem de esperar que o caminho abra novamente. Nessa altura em que o caminho abre deixamos de ter terra batida e passamos a ter aquelas predas soltas que se utilizam na linha do comboio. Aumentava bastante o nível de dificultade, só para o caso de estarmos a achar a prova fácil!
Antes de começar a subir (Foto de Luís Clara Duarte)
Nesta altura ainda andava perto do grupo da frente e depois de fazer a última subida mais acentuada para depois descer de modo a começar a 2ª volta foi quando comecei a perder o contacto com o grupo.

No início da 2ª volta ia com o 2º classificado do meu escalão e a tentar não perder o contacto, mas ao fim de um km entrei em modo sobrevivência e foi fazer tudo para defender um lugar no pódio.

Início da 2ª volta com o 2 classificado do meu escalão (Foto de Armindo Santos)
Na subida depois da zona das pedras entrou a luta do corpo com a cabeça onde eu só pensava que não havia problema em subir aquilo a andar que tinha margem de manobra para gerir o lugar, mas foi o momento de cerrar os dentes e minimizar perdas para que aquela parte passasse o mais rápido possível.

No último km as pernas simplesmente desligaram, apanhei boleia de um atleta que passou por mim e tentei-me colar o máximo sabendo que se ele forçasse o ritmo lá ficava eu sozinho.

Acabei por perder apenas cerca de 40 segundos entre a primeira e a segunda volta. Pensei que tinha sido muito mais especialmente pelo modo como fiz as últimas subidas.
Ufa que hoje foi duro (Foto de Armindo Santos)
No final deu para ser o 3º sénior e fazer o primeiro pódio da época. Bem me soube depois de todo o trabalho que tenho vindo a fazer com a ajuda com meu treinador Carlos. Mais detalhes da prova no Strava ou no Garmin.

Bem giro o troféu.
Esta semana é novamente a carregar no pedal com uma mini-prova no meio do treino de Sábado. A ver se os problemas musculares que tenho vindo a sentir desde há um mês começam a melhorar finalmente.

Até à proxima, bons treinos e melhores corridas.

10 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo pódio! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo primeiro pódio da época!! Espero que sejam muitos durante o ano. Força nisso :)
    Abraço

    P.S. Corta-mato é do caraças, não é? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se dá para fazer mais algumas gracinhas durante a época :)

      Corta-mato é giro mas quando o percurso é minimamente aceitável o que nem era o caso aqui ahah

      Abraço.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Sérgio!

      Ainda hoje sinto as pernas doridas.

      Abraço

      Eliminar
  4. 6,8km no Strava = 170m de D+! Fácil!

    Parabéns pelo pódio! Vocês este fim de semana deixaram-me todos com vontade de fazer corta-mato! Pena que agora já tenham acabado. Para o ano tenho que participar neste, como já te disse, conheço bem essa zona toda que vocês fizeram na prova pois a minha mais que tudo mora logo ai ao lado.

    Continuação de bons treinos! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vitor!

      Eu até diria que finalmente acabou a época de corta-mato ahah

      Aquilo ali para treinar também deve ser uma coisa gira.

      Abraço

      Eliminar