Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dia do Atletismo e XX Grande Prémio de Manique de Cima

Pois é, na semana passada foi altura de fazer 2 provas na mesma semana.

No feriado, 10 de Junho, era o dia do Atletismo e havia os 5000 metros em pista feitos na pisto do Inatel e organizada pela associação de atletismo de Lisboa.

Já sabia antes da prova que iria fazê-la toda sozinha uma vez que a malta que participava era tudo gente para fazer 15 minutos ou menos aos 5 km. Daí estar mentalmente preparado para ser eu a puxar do início ao fim.

Depois de um atraso de mais de 1 hora em relação ao horário previsto foi altura de ir para a partida e dar corda aos sapatos. Mal se deu o tiro de partida lá fiquei sozinho a correr à volta da pista. Depois de fazer o 1º km um pouco contido para não rebentar muito cedo abrir um pouco mais o ritmo e lá andei até terminar as 12.5 voltas à pista.

Foi sempre assim: muito sozinho do início ao fim. (Foto de Marcelino Almeida)
Apesar de já haver pouca gente nas bancadas dado o adiantar da hora a que começou a prova houve uma senhora na bancada que se fartou de puxar por mim nas duas últimas voltas. Apesar de não saber quem era até soube bem sentir esse apoio :)

No final o cronómetro parou aos 17:53, o que não sendo nada de especial está também muito relacionado com ter feito a prova toda sozinho e sem quaisquer referências de tempo.

Depois desta prova no domingo foi altura de fazer o XX Grande Prémio de Manique de Cima numa zona onde antigamente costumava treinar, pelo que sabia o que esperava em termos de sobe e desce.

Esta prova consistia em 2 volta iguais sempre a subir a descer e com uma extensão de cerca ce 6.7 km.

Depois de fazer o aquecimento e ter sido dada o tiro de partida do grupo da frente rapidamente se alongou fazendo um fila que se estendida por uma boa dezena de metros. Depois de passar o 1º km e ver a minha posição na prova decidi correr com cabeça de modo a segurar um lugar no pódio, uma vez que o 1º classificado já ia com uma distância considerável e tem bem mais andamento que eu.

Ainda no início da prova (Foto de Luís Clara Duarte)
E assim foi. Colei-me ao atleta que já tinha discutido comigo outras provas e andámos sempre um a par do outro e controlarmo-nos mutuamente sem que ninguém quisesse ir para a frente puxar. Depois de termos feito a primeiro volta o ritmo abrandou ligeiramente dada a marcação que fazíamos um ao outro. Sempre que alguém tentava fugir uns metros havia logo uma resposta e ficava por ali a brincadeira.
Foi quase sempre assim a prova toda (Foto de Luís Clara Duarte)
1ª passagem pela meta (Foto de Armindo Santos)
Comecei a ver então onde podia atacar para me distanciar dele antes de chegar à meta e decidi que seria na última subida da prova, que tinha cerca de 100/150 metros durinhos e depois outros tantos em plano até à meta.

Mal termina a curva que vai dar à última subida toca de levantar os joelhos e mudar de velocidade e lá fui eu e olhando de relance não vi nenhuma reação. Chegado ao fim da subida vejo-o novamente colado a mim e a ganhar alguns metros de avanço.

"Lá se vai um lugar no pódio" pensei eu. Até que depois vi que a diferença não aumentava tanto e que se calhar ainda era possível ir novamente buscá-lo. Foi cerrar os dentes e dar tudo! Passei directo e nem olhei para trás, só quando cheguei à meta e vi que a tinha alcanço primeiro!
Bom final de prova (Foto de Armindo Santos)
No final terminei a prova com o tempo de 24:17, sendo o 3º sénior o que deu para levar um troféu para casa :)
Para mais tarde recordar (Foto de Jorge Silva)
E pronto foi muito isto. Agora vêm aí os 1500 metros em pista para ver qual a melhoria desde que regressei à competição

Até lá, bons treinos e melhores corridas :)

11 comentários: