Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

ENDURrun 2014 - Etapa 1 - Meia maratona

E finalmente começou! A primeira etapa já está cumprida e com um bom desempenho.

A partida estava marcada para as 8 e depois das instruções iniciais pelo director da corrida foi dado o tiro de partida. Note-se que além dos atletas que correm as 7 etapas existem também aqueles que fazem apenas etapas individuais ou os que participam nas provas por equipa (1 atleta por prova).

Sabendo que não podia ir para a frente da corrida a puxar, pois a ENDURrun dura 1 semana inteira, optei por ir num ritmo algo rápido mas sem nunca forçar demasiado. Não me preocupei com o andamento e fui apenas controlando o ritmo médio a cada 5 km para ver como estava a correr.

Apesar de a prova ter começado às 8 da manhã rapidamente ficou calor. Felizmente existem postos de abastecimento a cada 3 km o que ajuda imenso.

Nos primeiros 5 km de prova ainda tive companhia mas daí até ao fim fiz o percurso sempre sozinho (excepto 3 dobragens a atletas mais atrasados). Este era um percurso interessante que contém longuíssimas rectas (superiores a 1 km) e com algumas subidas curtas mas algo pronunciadas.

Passagem próxima dos 7 km (foto tirada por Julie Schmidt)
As passagens aos 5, 10, 15 e 20 km foram feitas com parciais de 19:44, 20:16, 20:05 e 19:37 respectivamente.

O tempo final foi de 1:24:32 o que deu um ritmo médio de 3:59 / km. De notar que esta foi a primeira vez que fiz uma competição de meia-maratona pelo que este é um recorde pessoal. Podem ver mais detalhes na prova aqui (http://connect.garmin.com/modern/activity/561830199) ou aqui (http://www.strava.com/activities/178346770).
Naturalmente que numa prova dita “normal” conseguiria tirar tempo mas neste caso é preciso pensar que ainda faltam mais 6 etapas e que há muitos km a percorrer até ao próximo domingo.


Fim da prova (tirada por Julie Schmidt)
Neste momento estou em 7º lugar e terminei a prova num 8º lugar da geral o que para um “rookie” nesta competição não é nada mau.

Este ano o nível da competição subiu bastante. O tempo que fiz hoje dava-me um lugar no top 4 a apenas 20 segundos do segundo classificado na edição do ano passado!

Depois da corrida soube muito bem o enorme banquete preparado pela organização. A comida que disponibilizam é realmente muito boa.

E agora é descansar de modo a preparar o contra-relógio de 15 km de amanhã.
Até amanhã e continuação de bons treinos.

João

10 comentários:

  1. Força João, vou continuar a acompanhar esta tua aventura!

    Excelente resultado nesta primeira etapa!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Well done and nice talking with you after. See you Tuesday.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Dave. Nice to talk yo you after the race.

      Will meet again on Bechtel Park on Tuesday ;)

      Eliminar
  3. Excelente prestação e uma gestão do esforço muito inteligente.
    Numa provas por etapas a gestão do esforço pode fazer toda a diferença.
    Bom contra-relógio e um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá João, só hoje cheguei aqui ao teu cantinho (mas ainda bem a tempo). Tás uma máquina...Desconhecia completamente esta prova, que me parece muito interessante. O segredo, além de ter "pernas" para isto, parece-me ser uma correcta gestão do esforço durante todas as etapas. Força aí para as etapas que faltam e boa sorte (que tb é preciso).
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos.

      2 já foram. "Só" faltam mais 5!

      Abraço

      Eliminar
  5. Força João! Que grande tempo para Meia-Maratona!!!

    Um abraço e venha a etapa 2

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pela força João.

    Abraço.

    ResponderEliminar